Estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Pouso Alegre. Apenas no primeiro semestre deste ano, o programa vai oferecer 14 cursos de qualificação com duração média de três meses. As inscrições já podem ser feitas para os cursos de recepcionista, auxiliar de almoxarife e auxiliar de pessoal nos quatro centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade, das 8h às 17h. Para os demais cursos, as incrições serão abertas em até 30 dias.

Os cursos são gratuitos, mas para se matricular neles é preciso atender algumas exigências. Uma delas é que o candidato esteja listado no Cadastro Único (CADúnico), um programa do Governo Federal que permite conhecer a realidade socioeconômica de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.

Mas a inserção no CADúnico pode ser realizada na hora, também nos CRAS. Feito isso, o candidato já pode fazer a pré-matrícula. De acordo com Lucinei Campanholo, coordenadora do Pronatec em Pouso Alegre, os candidatos devem ficar atentos. No CRAS é realizada somente a pré-matrícula, o que não garante a entrada compulsória no curso. “Depois que a pré-matrícula é realizada o candidato vai receber uma carta do Governo Federal e é com esta carta que ele concretizará sua matrícula diretamente na instituição ofertante”, explica.

A carta do governo federal para finalização da matrícula traz todas as informações referentes ao curso e à instituição que irá ofertá-lo. Em 2014, quatro instituições de ensino de Pouso Alegre participam do programa: o IF Sul de Minas, Senac, Sest/Senat e Senai.  Os cursos são inteiramente pagos pelo Governo Federal que oferece todo material, lanche, uniforme e vale-transporte.

O programa

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Este ano, em Minas Gerais, serão oferecidas até de 19 mil vagas em 156 municípios. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: http://pronatec.mec.gov.br.
pouso-alegre