Os professores da rede municipal de ensino de Pouso Alegre participam na próxima sexta-feira, 27, de mais uma oficina de capacitação pedagógica. Ao todo, 60 professores se integram às atividades que vão girar em torno do tema “Alunos com Espectro Autista”.

A partir do encontro, a Secretaria de Educação quer orientar os educadores sobre abordagens de ensino eficientes para lidar com o problema. A oficina acontece na Avenida João Beraldo, 242, Centro, onde funciona o Cursinho Pré-Vestibular e Pré-Enem, em dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A discussão leva em conta o fato de que no ensino regular do município estão matriculados 178 alunos com perfis cognitivos particulares. São estudantes com transtorno global do desenvolvimento, com altas habilidades e superdotados. Para atendê-los, oito escolas possuem salas de recursos multifuncionais com materiais pedagógicos que permitem atender necessidades específicas de aprendizagem.

Esta é a segunda da série de oficinas programada para refinar as técnicas de ensino dos professores da rede municipal. A atividade integra o programa ‘Escola sem Fronteiras’, um conjunto de medidas implantado em 2011 para elevar a qualidade do ensino de Pouso Alegre. “Depois de investirmos em infraestrutura, material didático, novas tecnologias e valorização dos professores, este ano, nossos esforços se concentram em aprimorar a aprendizagem dos alunos”, explica a secretária de Educação Cleidis Regina Modesto.

autismo